quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Strogonoff de Camarão


Aqui em casa a gente chama de strogonoff, mas na verdade eu não sigo a receita exata de um strogonoff tradicional. Eu costumo fazer mais com camarão pela facilidade que temos de achar camarões limpos, sem casca e pré cozidos. E por incrível que pareça, aqui sai muito mais barato quilos e quilos de camarões do que uma peça de filet mignon....além de ser mais saudável!!!

Eu não tenho medida exata, faço sempre no olho.

Eu uso aproximadamente 1 kg de camarões médios sem casca, limpos e pré cozidos. Se for camarão cru e ainda com casca, vc tem que comprar 2 kg pq. depois de limpos e cozidos eles vão encolher.

Em uma panela grande eu refogo, com um pouco de azeite, 1/4 de cebola bem picadinha. Quando estiver levemente dourada, acrescente uma lata de molho de tomate sem tempero e sem sal.
Se preferir, utilize o molho temperado de sua preferencia, eu prefiro sem tempero pq. o sabor depois fica melhor.
Deixe o molho apurar um pouco e depois acrecente os camarões. Assim que eles estiverem quentes, acrescente 1 lata de creme de leite sem soro, sal a gosto, duas colheres de sopa de ketchup. Mexa delicadamente até ficar incorporado.
Se prefirir uma consistência mais grossa, faça em um copo a parte, uma mistura de leite com farinha de trigo e mexa bem. Mais ou menos uma colher de farinha para meio copo de leite ou água. Depois de bem misturado, acrascente aos poucos ao storgonoff e mexa até engrossar.
Se gostar, acrescente ao strogonoff algumas gotas de tabasco(pimenta), eu geralmente coloco umas 5 ou 7 gotas.

Sirva com arroz branco e batata palha.

2 comentários:

  1. Eu adoro esta receita,aprendi com uma amiga.Uma dica gostosa tambèm,è colocar na hora de refogar pedacinhos de pimentao verde,e ao final quando jà estiver pronto o molho colocar brocolis,fica uma delicia aprendi assim.kris

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristina,
    Ótima dica!!
    Eu já fiz algumas vezes com champignon ou pequenas azeitonas sem caroço....sempre fica delicioso!!!
    Dicas e sugestões são sempre bem vindas!!!
    Se tiver mais, fique a vontade!!
    Beijos.

    ResponderExcluir